RUA CORONEL LINHARES, 950, SALA 208, ALDEOTA | FORTALEZA - CE

Hálux Rígido ou Artrose da Articulação Metatarsofalangiana (MTF) do Hálux

O que é Halux Rígido ou Artrose da a Articulação Metatarsofalangiana?

Trata-se do desgaste da 1° art. MTF do hálux (articulação que conecta o dedão com o restante do pé), caracterizada por dor, principalmente ao flexionar o dedão para baixo e redução do movimento de dorsiflexão (colocar o dedão para cima), podendo haver o aumento do volume dessa região nos estágios tardios, semelhante ao joanete.

O que pode causar isso?

As principais causas são: pós-Traumática (topada, chute ou durante prática esportiva), Microtraumas Repetitivos, Sobrecarga Mecânica (formato e alinhamento dos ossos), Pés Planos, Necrose Avascular, Doenças Inflamatórias (AR) e Doenças metabólicas (Gota).

Quais os principais sintomas?
 

Dor que piora com o andar e melhora com o repouso, mais intensa ao tentar fletir o dedo para baixo, redução do movimento ao tentar colocar o dedo para cima, aumento do volume local e formigamentos.

Como confirmar?
 

O diagnóstico pode ser facilmente realizado pelo exame clínico do ortopedista especialista em pé e tornozelo. Os exames de imagem também podem ser úteis, como o Raio-X, que avalia o grau de desgaste articular e a formação de osteófitos (bico de papagaio), e a Ressonância Magnética, que avalia a qualidade da cartilagem articular e a presença de lesões nela.

Qual o tratamento?
 

Nos estágios iniciais, o tratamento pode ser bem manejado de forma não cirúrgica, enquanto nos estágios avançados e refratários, podem ser necessários procedimentos cirúrgicos

Medicações: Anti-inflamatórios e Corticóides.

  • Fisioterapia Motora (Analgesia e Alongamento): alongar os tendões extensores do hálux e a cápsula articular.
  • Adequação temporária da atividade física:
  • Priorizar atividades de baixo impacto (bicicleta, elíptico, musculação, exercícios na água ou pilates).
  • Evitar atividades de alto impacto (caminhar, correr, dançar, treino funcional, crossfit, esportes e lutas).
  • Mudança de calçados: utilizar calçados de solado firme, principalmente na região próxima aos dedos, e abertos (femininos) ou com caixa alta (masculinos). Evitar salto alto.
  • Palmilhas (Varizantes ou Fibra de Carbono).
  • Cirurgias (Quelectmia, Artroplastia ou Artrodese).

Veja mais nesse vídeo:

Agende sua consulta com o Dr. Rafael Botelho clicando aqui.

CRM-CE 13307 | RQE: 7901

Principais patologias tratadas

JOANETE OU HÁLUX VALGO

ESPORÃO OU FASCITE PLANTAR

PÉ PLANO OU PISADA PRONADA NO ADULTO

PÉ PLANO NO ADOLESCENTE

PÉ CAVO OU PISADA SUPINADA

DEFORMIDADE DO PÉ E DOS DEDOS

ENTORSES OU TORÇÕES

LESÕES LIGAMENTARES E INSTABILIDADE

DOENÇAS DO TENDÃO DE AQUILES OU TENDÃO CALCÂNEO

METATARSALGIA

NEUROMA DE MORTON

SOBRECARGA/FRATURA POR ESTRESSE

LESÕES DE CARTILAGEM OU OSTEOCONDRAIS

ARTROSE OU DESGASTE DO PÉ E DO TORNOZELO

CANTO DE UNHA OU CANTOPLASTIA

CALOSIDADES

Convênios

Unimed

Bradesco Saúde

Sul América Saúde

Mediservice

CAFAZ

ASSEFAZ

CAMED

CASSI

Saúde Caixa

Petrobras

Banco Central do Brasil

CapeSaúde

Postal Saúde

Amil

Sobre mim

Sou médico pela Universidade Federal do Ceará (UFC), residente em Ortopedia e Traumatologia pelo Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (HC-UFMG), referência em cirurgia ortopédica e traumatológica. Me especializei em Cirurgia do Pé e Tornozelo pelo Hospital da Unimed de Belo Horizonte (HU-BH), onde tive amplo contato com técnicas cirúrgicas modernas e minimamente invasivas, principalmente na área de Videoartroscopia do Pé e Tornozelo e, posteriormente, em Cirurgia Percutânea. Sou membro titular da Associação Brasileira de Medicina e Cirurgia do Tornozelo e Pé (ABTPé), da Sociedade Americana de Pé e Tornozelo (AOFAS) e da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT).

Referência como Cirurgião de Pé e Tornozelo na UNIMED (Fortaleza), onde atua no Espaço Saúde Unimed, e nos Hospitais Gastroclínica, Uniclinic e HCF, buscando utilizar técnicas cirúrgicas modernas e minimamente invasivas, em constante atualização em congressos nacionais e internacionais.

Atua na área de Ensino e Pesquisa como Preceptor da Subespecialização em Cirurgia do Pé e Tornozelo do Hospital Geral de Fortaleza (HGF). Mestrando em Tecnologia Minimamente Invasiva e Simulação na Área da Saúde (TEMIS) da Universidade Unichristus.