RUA CORONEL LINHARES, 950, SALA 208, ALDEOTA | FORTALEZA - CE

Joanete do 5° dedo (Alfaiate)

O que é?

Trata-se de uma deformidade na borda externa do pé caracterizada por uma proeminência óssea próxima ao 5° dedo (“mindinho”), semelhante ao que ocorre no Joanete tradicional no 1° dedo (“dedão”) e costuma evoluir com calosidades dolorosas, devido ao atrito contra o calçado. É 10 vezes mais comum em mulheres, devido, principalmente, à utilização de calçados fechados com salto e bico fino.

O que pode causar isso?

A causa é GENÉTICA, na qual a cabeça do 5° metatarso (ossinho da borda externa do pé) é proeminente, encurvada ou afastada, associada à utilização de CALÇADOS INADEQUADOS (fechados, com salto alto e bico fino), o que promove a compressão, irritação e inflamação local, seguido de calosidade lateral ou plantar dolorosa.

Quais os principais sintomas?

Deformidade estética e calosidade dolorosa, devido ao atrito com o calçado. A calosidade mais comum é na borda externa do pé, próxima ao “dedinho”, mas também pode ser na planta do pé, próxima ao 5° dedo. O pé costuma ser mais alargado, principalmente, quando associado ao Joanete tradicional no “dedão” e pode estar associado à deformidade em “dedo em martelo”.

Como confirmar?

O diagnóstico pode ser facilmente realizado pelo exame clínico do ortopedista especialista em pé e tornozelo. A radiografia simples do pé com carga é o único exame necessário para o diagnóstico, prognóstico e programação de qual técnica cirúrgica será eventualmente utilizada para a correção da deformidade.

Qual tratamento?

Nos estágios iniciais, o tratamento pode ser feito de forma não cirúrgica, com a mudança dos calçados: evitar sapatos fechados, com salto alto e bico fino e priorizar aqueles abertos ou com a parte da frente alargada e folgada.

O tratamento com órteses (protetores de silicone) pode ser utilizado para conforto ou adaptação aos calçados, mas não corrigem a deformidade e não retardam a sua progressão.

Pode-se aliviar a dor temporariamente com a ressecção da calosidade. O único tratamento efetivo para correção da deformidade e para interromper a progressão e piora da doença é o CIRÚRGICO.

Técnica cirúrgica aberta tradicional:

Eficaz, porém com características inferiores à técnica minimamente invasiva: sem pisar (30 a 45 dias), cortes extensos e a utilização de parafusos.

Técnica cirúrgica percutânea (minimamente invasiva):

Mais moderna e a preferência pela maioria dos cirurgiões de pé e tornozelo, pois apresenta vantagens frente à técnica tradicional: pode pisar imediatamente após a cirurgia com calçado ortopédico, cortes pequenos (2-3mm) e não são utilizados pinos, placas ou parafusos.

Veja mais nesse vídeo sobre joanete do 5º dedo

Você sofre com joanete no mindinho? Clique aqui e agende sua consulta com o Dr. Rafael.

CRM-CE 13307 | RQE: 7901

Principais patologias tratadas

JOANETE OU HÁLUX VALGO

ESPORÃO OU FASCITE PLANTAR

PÉ PLANO OU PISADA PRONADA NO ADULTO

PÉ PLANO NO ADOLESCENTE

PÉ CAVO OU PISADA SUPINADA

DEFORMIDADE DO PÉ E DOS DEDOS

ENTORSES OU TORÇÕES

LESÕES LIGAMENTARES E INSTABILIDADE

DOENÇAS DO TENDÃO DE AQUILES OU TENDÃO CALCÂNEO

METATARSALGIA

NEUROMA DE MORTON

SOBRECARGA/FRATURA POR ESTRESSE

LESÕES DE CARTILAGEM OU OSTEOCONDRAIS

ARTROSE OU DESGASTE DO PÉ E DO TORNOZELO

CANTO DE UNHA OU CANTOPLASTIA

CALOSIDADES

Convênios

Unimed

Bradesco Saúde

Sul América Saúde

Mediservice

CAFAZ

ASSEFAZ

CAMED

CASSI

Saúde Caixa

Petrobras

Banco Central do Brasil

CapeSaúde

Postal Saúde

Amil

Sobre mim

Sou médico pela Universidade Federal do Ceará (UFC), residente em Ortopedia e Traumatologia pelo Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (HC-UFMG), referência em cirurgia ortopédica e traumatológica. Me especializei em Cirurgia do Pé e Tornozelo pelo Hospital da Unimed de Belo Horizonte (HU-BH), onde tive amplo contato com técnicas cirúrgicas modernas e minimamente invasivas, principalmente na área de Videoartroscopia do Pé e Tornozelo e, posteriormente, em Cirurgia Percutânea. Sou membro titular da Associação Brasileira de Medicina e Cirurgia do Tornozelo e Pé (ABTPé), da Sociedade Americana de Pé e Tornozelo (AOFAS) e da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT).

Referência como Cirurgião de Pé e Tornozelo na UNIMED (Fortaleza), onde atua no Espaço Saúde Unimed, e nos Hospitais Gastroclínica, Uniclinic e HCF, buscando utilizar técnicas cirúrgicas modernas e minimamente invasivas, em constante atualização em congressos nacionais e internacionais.

Atua na área de Ensino e Pesquisa como Preceptor da Subespecialização em Cirurgia do Pé e Tornozelo do Hospital Geral de Fortaleza (HGF). Mestrando em Tecnologia Minimamente Invasiva e Simulação na Área da Saúde (TEMIS) da Universidade Unichristus.