RUA CORONEL LINHARES, 950, SALA 208, ALDEOTA | FORTALEZA - CE

Sesamoidite: o que é, causas, sintomas e tratamento

O que é sesamoidite?

Trata-se da inflamação e dor persistente de 2 ossículos, chamados de sesamóides (lateral e medial), localizados abaixo da cabeça do 1° metatarso (osso localizado dentro do pé, logo antes do dedão). Quando inflamados, esses ossos causam incômodo significativo e bem localizado nessa área.

 O que pode causar isso?

As principais causas são: Pé cavo (pisada supinada), Calçados Inadequados (Saltos Altos ou Solados Hiperflexíveis), Esforços/Traumas Repetitivos (atletas e dançarinos), Encurtamento da Panturrilha, Fratura, Osteocondrite Dissecante e Artrite Reumatóide.

Quais os principais sintomas?

Dores persistentes e bem localizadas na região do colchim adiposo metatarsal, logo abaixo da cabeça do 1° metatarso (região plantar, logo antes do dedão), que pioram com as atividades físicas e com a utilização de calçados inadequados (Salto Alto ou Solado Hiperflexível), e podem estar associadas a calosidades.

Como confirmar?

O diagnóstico pode ser facilmente realizado pelo exame clínico do ortopedista especialista em pé e tornozelo. Os exames de imagem também podem ser úteis, como o Raio X e a Tomografia Computadorizada, que avaliam se há fraturas e desgaste desses ossos, e a Ressonância Magnética, que evidencia inflamação e degeneração.

Qual o tratamento?

Nos estágios iniciais, o tratamento pode ser bem manejado de forma não cirúrgica, enquanto nos estágios avançados e refratários, podem ser necessários procedimentos cirúrgicos.

  • Medicações: Anti-inflamatórios e Corticóides.
  • Fisioterapia Motora e Alongamentos: musculatura posterior da coxa e da panturrilha
  • Adequação temporária da atividade física: priorizar atividades de baixo impacto (bicicleta, elíptico, musculação, exercícios na água ou pilates. Evitar atividades de alto impacto (caminhar, correr, dançar, treino funcional, crossfit, esportes e lutas).
  • Mudança de calçados: utilizar calçados de solado firme, principalmente na região próxima aos dedos e evitar saltos altos.
  • Palmilhas (Valgizantes ou Fibra de Carbono).
  • Cirurgias (Correção do Pé Cavo ou Ressecção do Sesamóide)

Confora mais nesse vídeo:

Quer diagnosticar a sesamoidite? Clique aqui e agende sua consulta com o Dr. Rafael.

CRM-CE 13307 | RQE: 7901

Principais patologias tratadas

JOANETE OU HÁLUX VALGO

ESPORÃO OU FASCITE PLANTAR

PÉ PLANO OU PISADA PRONADA NO ADULTO

PÉ PLANO NO ADOLESCENTE

PÉ CAVO OU PISADA SUPINADA

DEFORMIDADE DO PÉ E DOS DEDOS

ENTORSES OU TORÇÕES

LESÕES LIGAMENTARES E INSTABILIDADE

DOENÇAS DO TENDÃO DE AQUILES OU TENDÃO CALCÂNEO

METATARSALGIA

NEUROMA DE MORTON

SOBRECARGA/FRATURA POR ESTRESSE

LESÕES DE CARTILAGEM OU OSTEOCONDRAIS

ARTROSE OU DESGASTE DO PÉ E DO TORNOZELO

CANTO DE UNHA OU CANTOPLASTIA

CALOSIDADES

Convênios

Unimed

Bradesco Saúde

Sul América Saúde

Mediservice

CAFAZ

ASSEFAZ

CAMED

CASSI

Saúde Caixa

Petrobras

Banco Central do Brasil

CapeSaúde

Postal Saúde

Amil

Sobre mim

Sou médico pela Universidade Federal do Ceará (UFC), residente em Ortopedia e Traumatologia pelo Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (HC-UFMG), referência em cirurgia ortopédica e traumatológica. Me especializei em Cirurgia do Pé e Tornozelo pelo Hospital da Unimed de Belo Horizonte (HU-BH), onde tive amplo contato com técnicas cirúrgicas modernas e minimamente invasivas, principalmente na área de Videoartroscopia do Pé e Tornozelo e, posteriormente, em Cirurgia Percutânea. Sou membro titular da Associação Brasileira de Medicina e Cirurgia do Tornozelo e Pé (ABTPé), da Sociedade Americana de Pé e Tornozelo (AOFAS) e da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT).

Referência como Cirurgião de Pé e Tornozelo na UNIMED (Fortaleza), onde atua no Espaço Saúde Unimed, e nos Hospitais Gastroclínica, Uniclinic e HCF, buscando utilizar técnicas cirúrgicas modernas e minimamente invasivas, em constante atualização em congressos nacionais e internacionais.

Atua na área de Ensino e Pesquisa como Preceptor da Subespecialização em Cirurgia do Pé e Tornozelo do Hospital Geral de Fortaleza (HGF). Mestrando em Tecnologia Minimamente Invasiva e Simulação na Área da Saúde (TEMIS) da Universidade Unichristus.