RUA CORONEL LINHARES, 950, SALA 208, ALDEOTA | FORTALEZA - CE

Pé plano adquirido no adulto (pisada pronada)

O que é pé plano adquirido no adulto?

Trata-se de uma alteração estrutural na qual o pé e o tornozelo “desabam” para dentro e o peso do corpo é desviado para a parte de medial (interna) do tornozelo e do pé, com aumento da superfície de apoio plantar no solo, maior gasto energético e sobrecarga das articulações, o que gera dor, inchaço e desgaste articular.

O que pode causar isso?

A principal causa do pé plano adquirido no adulto é a Tenossinovite do Tendão Tibial Posterior. A inflamação desse tendão reduz a função de inversão do tornozelo, gerando sobrecarga nas estruturas capsuloligamentares, o que desencadeia progressivo afrouxamento e aplainamento do pé e do tornozelo.

Quais os principais sintomas?

Dor e edema (inchaço) inicialmente na região medial do tornozelo e do pé, que podem progredir posteriormente para a parte lateral, associados ao aplainamento progressivo do arco plantar e desabamento do pé para dentro.

Como confirmar?

O diagnóstico de pé plano por tenossinovite do tendão tibial posterior pode ser facilmente realizado pelo exame clínico do ortopedista especialista em pé e tornozelo.

Os exames de imagem são úteis: a radiografia do tornozelo para quantificar o desalinhamento ósseo e o grau de desgaste das articulações e a Ressonância Magnética para avaliar a magnitude da lesão do tendão.

Qual tratamento?

Articulações Flexíveis (pouco desgaste):

Palmilha: não corrige a deformidade de forma definitiva. Tem função de posicionar melhor as articulações e promover o alívio das dores.

Cirurgia: Osteotomias (Realinhamento Ósseo) + Tratamento da lesão do tendão.

Articulações Rígidas (muito desgaste):

Palmilha: Não é eficaz, pois a deformidade é rígida.

Cirurgia: Artrodese (Fusão Óssea).

Falo mais sobre isso no vídeo abaixo, veja também:

Sofre com esse problema? Agende uma consulta com o Dr. Rafael Botelho para avaliar, basta clicar aqui.

CRM-CE 13307 | RQE: 7901

Principais patologias tratadas

JOANETE OU HÁLUX VALGO

ESPORÃO OU FASCITE PLANTAR

PÉ PLANO OU PISADA PRONADA NO ADULTO

PÉ PLANO NO ADOLESCENTE

PÉ CAVO OU PISADA SUPINADA

DEFORMIDADE DO PÉ E DOS DEDOS

ENTORSES OU TORÇÕES

LESÕES LIGAMENTARES E INSTABILIDADE

DOENÇAS DO TENDÃO DE AQUILES OU TENDÃO CALCÂNEO

METATARSALGIA

NEUROMA DE MORTON

SOBRECARGA/FRATURA POR ESTRESSE

LESÕES DE CARTILAGEM OU OSTEOCONDRAIS

ARTROSE OU DESGASTE DO PÉ E DO TORNOZELO

CANTO DE UNHA OU CANTOPLASTIA

CALOSIDADES

Convênios

Unimed

Bradesco Saúde

Sul América Saúde

Mediservice

CAFAZ

ASSEFAZ

CAMED

CASSI

Saúde Caixa

Petrobras

Banco Central do Brasil

CapeSaúde

Postal Saúde

Amil

Sobre mim

Sou médico pela Universidade Federal do Ceará (UFC), residente em Ortopedia e Traumatologia pelo Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (HC-UFMG), referência em cirurgia ortopédica e traumatológica. Me especializei em Cirurgia do Pé e Tornozelo pelo Hospital da Unimed de Belo Horizonte (HU-BH), onde tive amplo contato com técnicas cirúrgicas modernas e minimamente invasivas, principalmente na área de Videoartroscopia do Pé e Tornozelo e, posteriormente, em Cirurgia Percutânea. Sou membro titular da Associação Brasileira de Medicina e Cirurgia do Tornozelo e Pé (ABTPé), da Sociedade Americana de Pé e Tornozelo (AOFAS) e da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT).

Referência como Cirurgião de Pé e Tornozelo na UNIMED (Fortaleza), onde atua no Espaço Saúde Unimed, e nos Hospitais Gastroclínica, Uniclinic e HCF, buscando utilizar técnicas cirúrgicas modernas e minimamente invasivas, em constante atualização em congressos nacionais e internacionais.

Atua na área de Ensino e Pesquisa como Preceptor da Subespecialização em Cirurgia do Pé e Tornozelo do Hospital Geral de Fortaleza (HGF). Mestrando em Tecnologia Minimamente Invasiva e Simulação na Área da Saúde (TEMIS) da Universidade Unichristus.