O que é pé plano adquirido no adulto?
Trata-se de uma alteração estrutural na qual o pé e o tornozelo “desabam” para dentro e o peso do corpo é desviado para a parte de medial (interna) do tornozelo e do pé, com aumento da superfície de apoio plantar no solo, maior gasto energético e sobrecarga das articulações, o que gera dor, inchaço e desgaste articular.
O que pode causar isso?
A principal causa do pé plano adquirido no adulto é a Tenossinovite do Tendão Tibial Posterior. A inflamação desse tendão reduz a função de inversão do tornozelo, gerando sobrecarga nas estruturas capsuloligamentares, o que desencadeia progressivo afrouxamento e aplainamento do pé e do tornozelo.
Quais os principais sintomas?
Dor e edema (inchaço) inicialmente na região medial do tornozelo e do pé, que podem progredir posteriormente para a parte lateral, associados ao aplainamento progressivo do arco plantar e desabamento do pé para dentro.
Como confirmar?
O diagnóstico de pé plano por tenossinovite do tendão tibial posterior pode ser facilmente realizado pelo exame clínico do ortopedista especialista em pé e tornozelo.
Os exames de imagem são úteis: a radiografia do tornozelo para quantificar o desalinhamento ósseo e o grau de desgaste das articulações e a Ressonância Magnética para avaliar a magnitude da lesão do tendão.
Qual tratamento?
Articulações Flexíveis (pouco desgaste):
Palmilha: não corrige a deformidade de forma definitiva. Tem função de posicionar melhor as articulações e promover o alívio das dores.
Cirurgia: Osteotomias (Realinhamento Ósseo) + Tratamento da lesão do tendão.
Articulações Rígidas (muito desgaste):
Palmilha: Não é eficaz, pois a deformidade é rígida.
Cirurgia: Artrodese (Fusão Óssea).
Falo mais sobre isso no vídeo abaixo, veja também:
Sofre com esse problema? Agende uma consulta com o Dr. Rafael Botelho para avaliar, basta clicar aqui.